ESTELIONATÁRIO BONITO - MAIS UM CASO

03/02/2016 11:06

Aos amigos, mais um caso que também publicamos em nosso blog, espero que gostem e divulguem nosso trabalho.

CASO DO ESTELIONATARIO BONITO.

Mais um dia de trabalho na Baker Street, estávamos entrando na primavera de 2012 em São Paulo, depois de um rigoroso inverno; época do ano em que muitas pessoas tem a vontade de melhorar a forma, emagrecer alguns quilos e com isso ficarem mais bonitas e ganhar qualidade de vida, é exatamente sobre isso o caso que passaremos a relatar.
Fomos procurados por um homem chamado Renato, com seus 45 anos, baixo, gordo e usava óculos, trajava-se de forma desleixada, marcou a consulta por volta das duas horas; quando um cliente marca a consulta sem adiantar o problema a ser resolvido; rotineiramente elaboramos uma breve pesquisa baseados em seu número de celular e apuramos tratar-se de um dono de barzinho, com música ao vivo e muito bem frequentado.
No horário marcado pontualmente, Renato adentrava a Baker Street, em companhia da sua esposa Glaucia, uma mulher de 30 anos, loira e muito bonita; como sempre eu e minha assistente Miriam os recebemos e após as apresentações o Renato tomou a palavra:
-Meu nome é Renato, sou empresário, e quero que localize uma pessoa que me enganou! 
-Preciso que nos relate toda a história, sem pressa e com riqueza de detalhes para que possamos ter uma ideia exata do serviço de que necessita – assegurei olhando fixamente em seus olhos e ele começou.
-Bom, então vamos lá; eu sou proprietário de um barzinho com música ao vivo; trata-se de uma casa muito bem estruturada e que funciona de terça a domingo sempre após as 19:00hs; há questão de seis meses recebemos a visita de um homem que a princípio se tratava de um cliente comum; um homem muito bonito que aparentava no máximo uns 50 anos, sempre bem acompanhado de belas mulheres e que chegava em um luxuoso BMW importado. Por algumas vezes nos falamos e de certa forma ele sempre muito agradável; em uma ocasião me indagou se eu nunca havia pensado em mudar de vida; perder alguns quilos, ganhar músculos e melhorar minha aparência? E disse que contaria a sua história:
-Eu me chamo Fernando, sou viúvo e nunca tive filhos; tenho 65 anos e até cinco anos atrás eu era alcoólatra – instante em que retira do bolso um documento de identidade e me apresenta para conferir a sua data de nascimento – certo dia eu estava em um bar, pois sou aposentado INSS, bebendo e sem objetivo de vida, quando conheci um sujeito que me fez exatamente esta proposta que te faço agora, me propôs a mudar de vida me apresentado uma formula, que para mim é mágica, pois mudou a minha vida para sempre; trata-se de um composto orgânico em capsulas que tomadas quatro vezes ao dia, restabelece a saúde física e mental estimulando o cérebro a buscar novas maneiras e bem estar físico e emocional; é de origem chinesa e chama-se NOBU; é um tratamento da medicina milenar chinesa e é composto de um ritual que sempre deve ser seguido; quem quer iniciar o tratamento deve começar primeiramente limpando a mente das impurezas – passou a descrever o tratamento observando que ele teria de ser rigorosamente obedecido para em questão de cronologicamente sete semanas obter os primeiros resultados que animariam a prosseguir no referido tratamento.
Prosseguiu ainda, a explanação e afirmou que infelizmente este tratamento “não é para todo mundo; pois é muito caro, e nem todas as pessoas podem pagar por ele.
Concluindo ainda, o Renato nos disse que o Fernando, por ser um homem muito bonito e saudável, garantia que este método não exigia mais nada, ou seja, não era preciso mudar hábitos e alimentação e nem perder horas e se sacrificar em academias de ginastica, tudo muito simples.
Prosseguiu Renato: - Quando perguntei a ele sobre o valor do tratamento, ele riu, e disse que eu não precisaria investir nada, os pagamentos seriam realizados em seis vezes, pelas seis próximas semanas, e ainda mais, ele havia simpatizado muito comigo, e com certeza quando me sentisse bem eu o recomendaria aos meus amigos; fixou o valor do meu investimento em dezoito mil reais, ou seja, seis pagamentos semanais de três mil reais todas as sextas feiras, afirmando ainda que em confiança me enviaria não somente as sete caixas de NOBU, estava recebendo um pedido da China, mas me enviaria 70 caixas; para que eu as recebesse com minhas energias e as guardasse em um ambiente isolado e refrigerado a uma temperatura de 16 graus Celsius; e posteriormente quando ele vendesse os outros nove lotes, eu o ajudaria e participaria dos lucros junto com ele.
- Vocês devem estar rindo de mim – concluiu o Renato – mas se puderem imaginar como ele se apresentava, sempre elegante, demonstrando vitalidade, disposição; era quase impossível duvidar dele.
Comecei a tomar as capsulas diárias e notei um pequeno bem-estar; tamanha era minha confiança que com a insistência de minha esposa comecei a praticar atividades físicas, melhorando minhas condições.
Paguei normalmente pelas sete semanas, e segundo Fernando após a sexta semana e exatamente durante a sétima semana, ele me levaria ao seu mestre onde realizaríamos uma iniciação e a partir daí distribuiríamos as caixas restantes e eu receberia uma excelente comissão.
Quando chegou a hora e receber a sexta semana, percebi que ele não veio, apenas veio a sua namorada, em seu luxuoso veículo e disse que ele havia ido a China, mas que retornaria em 10 dias.
Nem preciso dizer que ele nunca mais apareceu, isso já fazem 30 dias, e que ao abrirmos as caixas que ele deixou como garantia eram apenas ampolas de groselha, nem mesmo o vitaminado que analisamos posteriormente que compunham as caixas que consumi ele havia colocado nas ampolas.
-Eis meu problema – concluiu Renato – quero que localize este homem e me forneça seu endereço para que eu possa acionar a polícia e prendê-lo, para mim, trata-se de uma questão de honra acha-lo, identifica-lo e saber de sua boca o porquê ter me enganado desta forma.
Após as tratativas administrativas, contratos e recebimentos, iniciamos a investigação.
Partimos da placa do veículo usado pelo Fernando, o que nos levou a um carro BMW de luxo, que foi comprado e financiado, nem ficamos surpresos ao saber que o veículo foi financiado em nome de um “laranja” e sequer teve alguma prestação paga; os extratos dos pagamentos de suas despesas no bar, apontavam também para um cartão de credito, que após os contatos iniciais já apontavam tratar-se de cartão clonado; ou seja, sem possibilidade de chegarmos ao seu utilizador.
Em posse das imagens das câmeras de segurança do bar do Renato, fizemos algumas edições e chegamos a fotos de corpo e de rosto, bem nítidas, do Fernando, bem como a da sua namorada que se apresentava como Márcia.
Em posse do número do celular que o Fernando utilizava, investigamos a atividade desta linha telefônica, nem preciso dizer que também se encontrava em nome de um “laranja”; contudo retroagindo a dias antes do aparecimento de Fernando pela primeira vez no bar de Renato, localizamos uma única ligação, provavelmente o Fernando a utilizou para um “teste” da linha; um único teste; nos direcionou a uma mulher de nome Tabata, que investigando seu registro civil apuramos trata-se de uma mulher de 27 anos e filha de um homem chamado Mário Lopes, conhecido estelionatário com inúmeros registros policiais dos mais diversos golpes.
Apuramos a foto do Mário e para nossa alegria era o mesmo homem que se apresentou com Fernando; agora nosso dilema seria como encontra-lo?; ainda sequer possuíamos a queixa crime, pois a critério de Renato ele desejava falar com o Fernando primeiro antes de tomar qualquer providência.
Descobrimos o endereço da Tabata, filha do Fernando (assim vamos chamar o Mário); constatamos que ela residia em um luxuoso condomínio no bairro de Perdizes em São Paulo, e iniciamos uma vigilância sobre ela com o intuito de localizar o Fernando, sem que ele percebesse que o cerco estava se fechando sobre ele.
Com a compreensão e o apoio de Renato, foram-se mais de 20 dias de seguimento até que localizamos o Fernando e o seguimos ao endereço em que ele atualmente residia, com sua namorada Márica, tratava-se de um flat na região dos Jardins em São Paulo.
Entregamos o endereço e a nossa constatação sobre o Fernando, seu perfil criminal e suas perspectivas de ação ao Renato, que agradeceu e deu por encerrada nossa participação na investigação.
Contudo, como bom detetive que se preza, fizemos boas amizades no bar do Renato e por incrível que pareça após o Renato haver visitado o Fernando, fomos informados que ele ainda foi visto por várias noites frequentando o bar do Renato em companhia da sua namorada e pelo que nos consta, ainda permanecem bons amigos.
Nos parece ainda que o Fernando passou a receita mágica ao Renato, pois ele emagreceu, permanece em forma e ainda é muito visto frequentando academias no bairro.
Para nós da Baker Street, mais um caso resolvido e a vida continua...

 

FIM ....